quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Quaresma - Caminho de Oração


EIS-ME AQUI, ENVIA-ME

Quaresma é um tempo de meditação, de reflexão e de busca pelo silêncio interior, para ouvirmos a voz de Cristo que está no meio de nós. Quaresma é um tempo que nos indica o (re)inicio de uma Grande Catequese batismal e experimentar o (re)encontro com Cristo, a reconciliação com nosso próximo e reafirmarmos o compromisso e repetir com muita paixão “eis-me aqui, envia-me” Is 6,8
Nestes últimos dias temos chorado com o povo da cidade de Santa Maria. Uma tragédia que enterrou
muitos sonhos e esperança de Vida. Um sentimento de perda e saudade. Um momento para nos fazer reencontrar com a fé no Deus e Pai de nossas vidas. Este tem sido um momento para expressar solidariedade às famílias enlutadas.Assim nesta Quaresma desafio a vocês a pensarem para além de se abster, olharmos na direção de e o que podemos oferecer a Deus. Porque este é um momento de experimentarmos a possibilidade da novidade da vida que renasce a cada novo amanhecer. Quero convocar a Igreja a uma santa e bendita Quaresma. Um tempo de caminhada de fé. Que estes 40 dias possamos estar
mirando e abrindo o abraço para “um novo céu e a nova terra”. Que nosso abraço de solidariedade esteja aberto a acolher a todas as pessoas. Convoco a Igreja a viver um tempo de fé e esperança de conciliação “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação” II Co 5,18
Que esta Quaresma seja um tempo para viver a experiência de nos sentir abraçados pelo Cristo libertador e pelos nossos irmãos e irmãs que caminham conosco. Neste ano estamos oferecendo um material para nossa
meditação e espiritualidade diária, trata-se de sete Salmos. Este material deverá ser usado de segunda-feira a domingo, e repetindo a cada semana desta Quaresma. Assim reserve um tempo durante seu dia, aquele momento que for melhor para você e faça esta meditação. Se desejar anote sua reflexão do dia e ao final da Quaresma leia para você mesmo. Cada dia a meditação oferecerá uma sentença introdutória, um salmo a ser lido com calma, buscando respirar profundamente para que a mensagem do Salmo penetre dentro de nós, um momento de silêncio no qual você poderá pensar em sua intenção para o dia ou fazer a retrospectiva do dia que passou. Ore o Pai Nosso na confiança desta Oração para a família de Deus. Ao final há uma oração e uma benção para sua vida. E minha oração será que este simples material nos inspire a viver todas as possibilidades que a Quaresma nos oferece no caminho ao encontro do Cristo Encarnado e Vivo entre nós. 


Que Cristo conceda a vós, A Graça de Crescer em Santidade, De negar a vós mesmos e de tomar a vossa Cruz e o seguir. Com desejo de abençoada Quaresma.

Do Vosso Bispo


Dom Maurício de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário