sexta-feira, março 22, 2013

Arcebispo Justin Welby é entronizado em Cantuária


por Equipe Diocesana fonte: http://www.diosuloci.org/

Diocese Anglicana Sul Ocidental, Santa Maria

Numa cerimônia para 2 mil pessoas na Catedral de Cantuária, entre os quais, bispos, clérigos, leigos, autoridades, representações ecumênicas e os Primazes da Comunhão Anglicana, foi entronizado nesta quinta-feira, 21, o novo Arcebispo de Cantuária, Justin Welby.
 
 
A cerimônia foi comovente e expressou o que de mais rebuscado  temos na liturgia de nossa Igreja. O cerimonial contou com gestos significativos. Começou com o Arcebispo batendo três vezes na porta (fechada) da Catedral, sendo recebido pelo Deão e lideranças da Igreja. Depois de adentrar à Catedral o Arcebispo declararou seu assentimento e fidelidade à Igreja e ao Reino (vez que na Inglaterra a Igreja é oficial). O Arcebispo de York recebeu este assentimento e em seguida Justin Welby beijou os Evangelhos de Cantuária (uma relíquia levada para a Inglaterra por Santo Agostinho), datado do séc. VI e o mais antiga publicação em latim dos Evangelhos. O Arcebispo foi entronizado em duas cadeiras especiais: a de bispo da diocese de Cantuária e a de Arcebispo de toda a Comunhão Anglicana. Ele, por sua função, ocupa as cátedras de bispo diocesano, Primaz de toda a Inglaterra e Primaz de toda a Comunhão Anglicana. Esta última função lhe dá o privilégio de sentar-se na cadeira de Agostinho, o primeiro Arcebispo de Cantuária.
 
 
 
 
 
A proclamação do Evangelho foi feita pelo próprio Arcebispo Justin, lembrando que sua função primacial não pode apagar a ordem diaconal que ele carrega consigo, lembrando-nos que todos os ministros ordenados da igreja nunca deixam de ser Diáconos, servos de Deus. Em sua homilia, o Arcebispo Justin lembrou que Jesus nos chama para além dos ventos e das tempestades e que, mesmo quando a tempestade nos cercar  Ele nos chama a confiar e nunca ter medo. Continuou enfatizando que devemos enfrentar as ondas (do mar revolto) para que o mundo seja transformado. Precisamos sair de nossas tradições e nos expormos às ondas, ao diferente, finalizou.
 
 
Dom Mauricio Andrade, nosso Primaz esteve representando nossa Provincia, somando-se aos demais Primazes, os quais foram recepcionados pelo Arcebispo Justin após a cerimônia. Segundo D. Mauricio, a celebração comoveu a todos pela beleza e significado. Desejamos  um proficuo exercicio da Primazia ao Arcebispo Justin e que ele seja sábio e pastoral para liderar os 85 milhões de anglicanos no mundo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário