quinta-feira, janeiro 24, 2013

24 de Janeiro – Ordenação da primeira mulher presbítera da Comunhão Anglicana – 1944



Li Tim-Oi nasce em Hong Kong em 1907. Quando batizada, na adolescência, escolhe o nome de Florence, em homenagem à Florence Nightingale. Ela estuda na Faculdade de Teologia União, em Guangzhou (Cantão). Em 1938, após a formatura, atua como  ministra leiga, primeiro em Kowloon e depois em Macau.
Em maio de 1941, Florence é ordenada ao diaconato. Alguns meses depois, Hong Kong é invadida pelos japoneses, e os sacerdotes não podem viajar a Macau para celebrar a Eucaristia. Apesar disso, Florence continua seu ministério. Seu trabalho chama a atenção do Bispo Ronald Hall, de Hong Kong, que decide que “ela iria dar melhores frutos,  no serviço de Deus”, se tivesse a condição sacerdotal.
Em 25 de janeiro de 1944, na Festa da Conversão de São Paulo,  o Bispo Hall ordena ao presbiterato aquela que veio a ser a primeira mulher presbítera em toda Comunhão Anglicana.
No final da Segunda Guerra Mundial, a ordenação de Florence Li Tim-Oi  se torna alvo de muita controvérsia. Ela então toma a decisão pessoal de não exercer seu sacerdócio até que seja reconhecida pela Comunhão Anglicana. Implacável, ela continua a ministrar com grande fidelidade e, em 1947, é nomeada reitora da Igreja de São Barnabé, em Hepu, onde, por instrução do Bispo Hall, continua a ser chamada de “padre”.
Fonte: http://dailyoffice.org/2013/01/24/
Quando os comunistas chegam ao poder na China , em 1949, Florence realiza estudos teológicos em Pequim para entender melhor as implicações do Movimento das Três Autonomias (autogoverno, auto-sustentação e auto-propagação), que a partir de então, definiria a vida das igrejas. Ela então se muda para Guangzhou para ensinar e servir na Catedral de Nosso Salvador. No entanto, por 16 anos, a partir de 1958, durante a Revolução Cultural, todas as igrejas ficam fechadas. Florence é forçada a trabalhar primeiro em uma fazenda e, em seguida, em uma fábrica. Acusada de atividades contra-revolucionárias, ela é obrigada a submeter-se à política de re-educação. Finalmente, em 1974, ela é autorizada a se aposentar a partir de seu trabalho na fábrica.
Em 1979, as igrejas são reabertas, e Florence retoma seu ministério público. Então, dois anos mais tarde, ela é autorizada a visitar os membros da família que viviam no Canadá. Enquanto estava lá, para sua grande alegria, ela é licenciada para ministrar na Diocese de Montreal e, mais tarde, na Diocese de Toronto, onde se estabelece, até sua morte em 26 de fevereiro de 1992.
Coleta
Deus clemente, te agradecemos por chamar Florence Li Tim-Oi, tua muito amada filha, para ser a primeira mulher a exercer o sacerdócio em nossa Comunhão: Pela graça do teu Espírito nos inspira a seguir o seu exemplo, servindo teu povo com paciência e alegria todos os nossos dias, e testemunhando em todas as circunstâncias o nosso Salvador Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, para todo o sempre. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário